Informações Adicionais

 

 ·        Doutrina Truman: Nos discursos de Harry Truman, ele assegurava que os Estados Unidos possuíam a obrigação moral de auxiliar a todas as nações que estivessem lutando contra o socialismo. Afirmava ainda que os EUA interfeririam em qualquer país onde estivesse acontecendo alguma revolução designada a pôr os socialistas no poder.

·        Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis surgiu nos gibis norte-americanos, especialmente nos da Marvel Comics (hoje a maior editora de quadrinhos do mundo). Você certamente já ouviu falar dessas personagens, pois várias foram adaptadas para o cinema nos últimos anos, com grande sucesso de bilheteria. Dentre essas personagens, podemos destacar o Homem-Aranha, os X-Men, o Hulk e o Quarteto Fantástico.

·        Como nos dias atuais, na época também eram criados filmes que apontavam uma espécie de um país vilão e outro heroi. Os Estados Unidos eram os mocinhos e a URSS a vilã, e vice-versa.
   Durante a Guerra, a NASA foi criada, em virtude da URSS lançar o primeiro satélite (Sputnik) e o primeiro homem no espaço, Yuri Gagárin. Os EUA sentiram-se ameaçados e investiram na NASA, a qual enviou Neil Armstrong  a Lua. A disputa também era na área de esportes, porque os vitoriosos de seus respectivos países consistiam na nação mais desenvolvida.
   A bomba atômica foi um dos primeiros passos para terem principiado a Guerra Fria, em razão de os EUA quererem mostrar seu poderio militar ao mundo, em especial a URSS.No final da guerra fria quem venceu foi os EUA.

·        Plano Marshall: A Organização Europeia de Cooperação Econômica instou aos Estados Unidos, após a criação desse programa de financiamento, uma quantia que atingia US$ 33 bilhões. No entanto, foram transferidos US$ 13 bilhões, que ainda assim consiste na maior transferência de capital de toda a história.